Inscrições prorrogadas: seleção destinará até R$ 1,5 milhão em favor da saúde do oceano

Por Marcos Arruda

As inscrições para a Teia de Soluções: Camp Oceano foram prorrogadas até 23 de maio. A iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, busca identificar e desenvolver propostas práticas e inovadoras para desafios relacionados à sustentabilidade do oceano e à conservação de ambientes de relevância ecológica e econômica na costa brasileira. Para serem colocadas em prática, as melhores soluções – com ideias inovadoras, replicáveis e economicamente viáveis – concorrerão a apoios que, somados, podem chegar a até R$ 1,5 milhão.

Antes de chegar à etapa de apoio financeiro, as soluções passam por avaliações e processos de aprimoramento. Equipes de até 40 propostas participarão do Camp Oceano, um evento on-line de três dias, que ocorrerá em meados de julho, para aprofundar conhecimentos e trocar experiências. Na sequência, um grupo menor de soluções avança para a etapa de mentoria para ser lapidado. Por fim, os projetos que se destacarem receberão apoio financeiro para serem executados.

Os participantes devem apresentar soluções para um dos seguintes desafios: fomentar o turismo responsável em favor da biodiversidade marinha; reduzir a poluição no oceano e mitigar os efeitos da crise climática nas cidades costeiras.

As propostas podem ser voltadas a toda costa brasileira – sendo que a Fundação Araucária terá atenção direcionada às soluções para os municípios litorâneos do Paraná, especificamente. O processo é direcionado a pessoas de todo o Brasil com idade a partir de 18 anos e pretende mobilizar profissionais de várias áreas do conhecimento, como Tecnologia e Inovação, Engenharia, Biologia, Oceanografia, Ecologia, Comunicação, Marketing, Negócios, Economia, Ciências do Mar, Design, Desenvolvimento, Programação e Sustentabilidade, além de pesquisadores e acadêmicos.

“Acreditamos que soluções são mais completas quando há diversidade de pessoas e ideias. Recomendamos que, ao compor as equipes, as pessoas valorizem diferentes especialidades, experiências, origens, gêneros, raças, entre outros”, frisa o gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Emerson Oliveira.

SERVIÇO:

Os interessados deverão formar equipes e apresentar uma solução aos desafios por meio do formulário disponível no site camp.teiadesolucoes.com.br. Espera-se que as equipes sejam multidisciplinares.

Teia de Soluções: Camp Oceano

Inscrições prorrogadas até 23 de maio de 2021 pelo site camp.teiadesolucoes.com.br

Realização: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com Fundação Araucária

  • Imagem de destaque: (Divulgação)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment